Cirurgia Refrativa

Cirurgia Refrativa

Cirurgia Refrativa Personalizada:


  Realizada através do moderno equipamento de Excimer Laser WaveLight® Allegretto Wave® Eye-Q Laser. O Dr Leopoldo Magacho, junto com o Hospital VER - Excelência em Oftalmologia, foi um dos pioneiros na utilização dessa tecnologia no Brasil, considerada por muitos como a mais avançada na correção personalizada dos erros refracionais (miopia, astigmatismo e hipermetropia), com ênfase na segurança, qualidade e precisão.


  O cirurgião habilitado utiliza o laser para remodelar a superfície da córnea, e com isso retirar a dependência do paciente ao uso dos óculos. Com a técnica cirúrgica moderna, aliada ao uso da tecnologia do Allegretto - PerfectPulse Technology®, a grande maioria dos pacientes alcançam a máxima visão para os seus olhos sem a necessidade de correção visual. Ainda, cerca de 55-60% dos pacientes operados com essa combinação podem até mesmo ter ganho visual, ou seja, uma visão sem o uso de óculos ainda melhor do que aquela que tinha anteriormente com estes. Isso porque essa técnica permite não apenas corrigir o "grau" que o paciente apresentava antes da cirurgia, mas também aberrações ópticas presentes na nossa córnea, imperfeições que levam a uma redução da qualidade visual que anteriormente não eram corrigidas.


  Cada dioptria ("grau") pode ser tratado com apenas 2 segundos de emissão do laser, já que cada pulso do Allegretto tem a duração de apenas bilionésimos de segundo, antes do laser se mover para a próxima localização - tempo até 100 vezes menor que alguns lasers. As cirurgias assim realizadas também apresentam um perfil de poupar tecido, deixando a córnea com uma área residual mais espessa que em outros tratamentos convencionais. Além disso, utiliza-se de rotina o perfil asférico, eliminando as aberrações esféricas e as distorções de imagem, como ofuscamento e redução da visão noturna, que podem ocorrer ao alterar a forma natural da córnea com os lasers convencionais. Tudo isso reunido permite-se obter uma maior segurança e melhor qualidade visual pós-cirúrgica, desde pacientes com "graus" menores, e inclusive em pacientes com uma maior quantidade de dioptrias para ser corrigida.


  O Allegretto apresenta um importante diferencial de segurança. Como tanto o laser, na sua emissão, quanto o olho do paciente, em movimentação, apresentam uma grande velocidade, é muito importante que a posição do olho esteja sempre ajustada no decorrer de toda a cirurgia. A cada 4 a 6 milisegundos, a localização do olho é medida, e a mira do laser automaticamente alinhada. Logo antes da saída do pulso do laser, esse posicionamento é rechecado para confirmar que não houve movimentação do olho. Se, em qualquer momento da cirurgia, o olho se mover de uma maneira muito rápida que não pode ser aferida, ou ainda, se essa movimentação não puder ser compensada pela mudança da mira do laser, a cirurgia é interrompida automaticamente, retornando apenas quando o olho retornar para a posição correta. Nesse momento, não há qualquer perda da segurança ou qualidade da cirurgia.


  A cirurgia é toda realizada através de anestesia tópica, com o uso de colírios anestésicos, e é completamente indolor. O desconforto pós-operatório, quando ocorre, tende a ser leve, rápido e geralmente relegado à uma pequena sensação de areia nos olhos. O paciente pode experimentar uma flutuação da visão no pós-operatório inicial, com a estabilização da visão ocorrendo no decorrer de dias. Por causa de sua eficácia e segurança comprovadas, a cirurgia refrativa pode ser realizada em ambos os olhos no mesmo ato cirúrgico.


SMILE (Small Incision Lenticule Extraction):


  Trata-se de uma nova e inovadora técnica cirúrgica refrativa minimamente invasiva, que utiliza o Laser de Femtosegundo VISUMAX para o tratamento da Miopia e do Astigmatismo associado à Miopia. É um procedimento que utiliza uma pequena incisão, cerca de 80% menor que o LASIK (2 a 4mm), sem o uso do "flap" criado no último. O cirurgião habilitado cria e remove uma lentícula no interior da córnea com o auxílio do laser, sem entretanto atingir as camadas superficiais desta, levando à correção do erro refracional desejado.


  É um procedimento seguro, indolor, altamente eficaz e com tempo de realização parecido às cirurgias baseadas no Excimer Laser, descritas anteriormente. Apresenta taxas de sucesso similares ao LASIK e PRK personalizados, com alguns estudos indicando melhor reprodutibilidade e estabilidade da refração pós-operatória do SMILE em relação às demais técnicas em olhos com miopia mais avançada. Uma vantagem do SMILE nesses olhos refere-se à menor incidência de ressecamento ocular. Estudos para pacientes com Hipermetropia estão na sua fase final, e são altamente promissores.


  Essa tecnologia foi primariamente introduzida no Estado de Goiás pelo Dr. Leopoldo Magacho junto com o Hospital VER. É importante ressaltar que, para cada paciente, diferentes técnicas cirúrgicas podem estar indicadas com resultados finais similares. Em outros, uma determinada opção torna-se superior em relação às demais. Além disso, nem todo paciente está apto para realizar a correção refrativa a laser. Ou seja, a indicação da Cirurgia Refrativa deve ser sempre feita de maneira individualizada.

Postado por Dr. Leopoldo Magacho
//drleopoldomagacho.com.br/assets/js/ekko-lightbox.min.js">